segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Flamengo 1x4 Palmeiras (Campeonato Brasileiro 1979)


O Palmeiras desacreditado, goleou o Flamengo em pleno Maracanã, iniciada a partida, logo aos 11 minutos, Jorge Mendonça aproveitou a jogada de César para fazer Palmeiras 1x0, a dúvida se instalou entre os cariocas. Pires e Mococa levavam sempre vantagem sobre Carpegiani e Adílio. Jorginho saía-se melhor que Tita e Zico no auxilio ao meio-campo. No intervalo, o técnico Cláudio Coutinho tentou provocar os brios de seus jogadores, enquanto no outro vestiário Telê Santana ensinava: "Pelas pontas, pelas pontas.." Aos 9 minutos do segundo tempo, num pênalti, Zico empatou. A galera sacudiu o Maracanã, mas logo depois, o Verdão tomava de novo a liderança do marcador, um gol de Carlos Alberto Seixas aproveitando uma cobrança de falta de Baroninho. E aos 31 minutos, quando Pedrinho enfiou a bola no meio das pernas de Manguito e enganou Cantarele para fazer 3x1, o Maracanã silenciou de vez. Dono da situação, o Palmeiras começou a colocar o adversário na roda. A reação de Coutinho: colocou Beijoca em campo e este, pouco depois, enfiava o cotovelo na boca de Baroninho. Acabou expulso. A humilhação cresceu no último minuto: Palmeiras 4x1, gol de Zé Mário de cabeça. No vestiário palmeirense, ironia:
- Entrevista? Agora não. Ainda estou morrendo de medo do Maracanã... (Jorge Mendonça)

- Até que para um bando de moleques nós nos saímos bem, não? (Pires)

- Que tremedeira é essa, Pires? (Mococa)

Fonte: Memória Alviverde

9/dezembro/1979

FLAMENGO 1 x PALMEIRAS 4

Local: Mário Filho – Maracanã (Rio de Janeiro); Juiz: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS); Renda: Cr$ 8 227 830,00; Público: 112 047; Expulsão: Beijoca; Gols: Jorge Mendonça 11 do 1o; Zico (pênalti) 9, Carlos Alberto 24, Pedrinho 31 e Zé Mário 45 do 2o

FLAMENGO: Cantarele, Toninho, Manguito, Dequinha e Júnior; Carpegiani, Adílio (Beijoca) e Zico; Reinaldo (Carlos Henrique), Cláudio Adão e Tita. Técnico: Cláudio Coutinho

PALMEIRAS: Gilmar, Rosemiro, Beto Fuscão, Polozzi e Pedrinho; Pires, Mococa e Jorge Mendonça; Jorginho (Carlos Alberto), César (Zé Mário) e Baroninho. Técnico: Telê Santana

14 comentários:

O Gestor disse...

Um fato interessante sobre este jogo: geralmente as pessoas passam a torcer por um time quando o mesmo ganha, comigo foi diferente, a partir dele passei a ser flamenguista.

Anônimo disse...

cara sou Bahia e sei qm é Beijoca... o car ajkogoubola mas foi 1 baderneiro...
num carnaval ele chegou a jogar 1 cara no azeite de acarajé.

Anônimo disse...

Tele Santana éra realmente um exelente tecnico! O Palmeiras éra um time limitádo mesmo assim deu uma surra no Flamengo naquele dia e só não foi para final pois nas semi finais topou com o timaço do internacional de porto alegre do Falcão! Saudades de uma época do futebol romantico!

Anônimo disse...

fim de linha para o flamenguinho carioquinha, 4x1 neles, um baita chocolate em pleno maraca, um verdadeiro carnaval carioca que o verdão apresentou ao vivo e a cores, para os carioquinhas sempre muito arrogantes, principalmente os flamenguistas xaropes.

Anônimo disse...

Eu estava lá. Saímos com ônibus da TUP no sábado 0:00 horas

Anônimo disse...

Pena que os flamenguistas xaropes nos 4 anos seguintes ganharam mais campeonatos brasileiros que o Palmeiras ganhou desde 1979

Anônimo disse...

Virei Palmeirense neste dia .... Show do Baroninho..

Anônimo disse...

Jogo inesquecível, o presidente do Flamengo disse em entrevista antes do jogo que já havia comprado as passagens para Porto Alegre. rsrs A imprensa toda contava que tomaríamos uma surra, também , com aquele time que o Flamengo tinha os cariocas tinham isso como certo. Tenho um brother que torcia para o coríntians e apostou com outro amigo Palmeirense se ganhássemos ele se tornaria torcedor do Palmeiras, manteve a palavra e se declarou Palmeirense. O Amigo acima disse tudo, pegamos outra pedreira na semi-final, um Internacional voando com um meio campo monstro ( Falcão e Batista ), só eles. Mas não chamo aquilo de futebol "romântico", chamo sim de FUTEBOL!! O que não temos hoje. ( Cridão ).

MOONDOG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MOONDOG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MOONDOG disse...

Anônimo, aquele Palmeiras era um time "limitado"?

Gilmar era ótimo goleiro, Rosemiro estava voando na lateral-direita (tanto que havia sido premiado com a Bola de Prata no ano anterior), Beto Fuscão e Polozi eram ótimos zagueiros (ambos convocados para a Seleção Brasileira), Pedrinho era o melhor lateral-esquerdo do Brasil (junto com Júnior), Pires e Mococa formavam uma ótima dupla de volantes, Jorge Mendonça e Jorginho Putinatti eram dois CRAQUES (ambos de nível de Seleção Brasileira) e Carlos Alberto, César e Baroninho eram ótimos atacantes (este último, inclusive, foi emprestado ao Flamengo em 1981).

Pedrinho, Pires, Jorge Mendonça e Jorginho Putinatti ganharam a Bola de Prata em 1979 – fazendo do Palmeiras o time mais representado na premiação daquele ano – enquanto o Flamengo não teve NENHUM jogador premiado (Carpegiani, Adílio e Zico perderam para os 3 meio-campistas palmeirenses e Júnior perdeu para Pedrinho).

Muito pelo contrário, meu caro Anônimo: aquele Palmeiras era um TIMAÇO.

Unknown disse...

Não me lembro desse Sequinha, me lembro de outro da década de 60.

Unknown disse...

*Dequinha

Nilson disse...

Na verdade o Palmeiras, com um ótimo time, começou a golear os adversários com a chegada de um dos melhores técnicos brasileiros, Telê Santana.