quinta-feira, 10 de julho de 2008

Internacional 0 X 0 Bahia (campeão brasieliro 1988)



Apesar de ser o Brasileirão de 1988, a final foi realizada apenas em fevereiro de 89. Entraram em campo no Beira-Rio as equipes do Internacional, que buscava seu quarto título na competição, e o Bahia, sonhando com a conquista inédita.

O Internacional havia feito a melhor campanha da competição, somando 13 vitórias. Além disso, havia chegado às finais após uma verdadeira guerra contra o arqui-rival Grêmio, em um duelo que ficou conhecido como "o Gre-Nal do século". O Bahia, por sua vez, também havia feito grande campanha, chegando à decisão após despachar o Fluminense nas semifinais.

No primeiro jogo, realizado na Fonte Nova, o time da casa venceu por 2 a 1. Desta maneira, a equipe baiana precisaria apenas de um empate no Beira-Rio para ser campeão.

Já o Inter, precisando da vitória, iniciou o primeiro tempo partindo com tudo para o ataque. Aos 24 minutos, o goleiro baiano Ronaldo faz milagre ao defender uma cabeçada certeira do meia Luiz Fernando. O jogador, inclusive, seria consagrado como o herói daquela partida, segurando o empate e dando o título ao Bahia.

No segundo tempo, o goleiro faria outra grande defesa: aos 11 minutos, o zagueiro Cláudio dá um passe errado, deixando Nílson na cara do gol, mas Ronaldo evita aquele que poderia ser o gol do título colorado.

A partir daí, só deu Bahia. Aos 30 minutos, Bobô perde um gol incrível ao acertar a bola no travessão do goleiro Taffarel. Este, inclusive, quase engole um frango no final do jogo, após uma falta cobrada pelo mesmo Bobô.

No final, o empate de 0 a 0 calou um Beira-Rio lotado. Em compensação, Salvador virou a noite em clima de festa, comemorando o primeiro titulo da história do Tricolor.


Final
BAHIA 2 x 1 INTERNACIONAL
(1º jogo)
data - 15 fevereiro de 1989
estádio - Fonte Nova (Salvador)
Bahia - Ronaldo – Taratini, João Marcelo, Claudir, Edinho – Paulo Rodrigues, Zé Carlos, Bobô – Osmar, Charles (Sandro) e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo
Internacional - Taffarel – Luís Carlos (Diego Aguirre), Aguirregaray, Nenê, João Luís – Norberto, Luís Carlos, Martins, Leomir – Maurício (Hélder), Nílson e Edu. Técnico: Abel Braga.
gol - Bobô (2) e Leomir.
INTERNACIONAL 0 x 0 BAHIA
(2º jogo)
data - 19 fevereiro de 1989
estádio - Gigante do Beira-Rio
Internacional - Taffarel – Luiz Carlos Winck, Aguirregaray, Norton, Casemiro – Norberto, Luís Fernando, Luís Carlos Martins, Maurício (Hélder) – Nílson e Edu. Técnico: Abel Braga.
Bahia - Ronaldo – Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar), Paulo Róbson – Paulo Rodrigues, Zé Carlos, Bobô (Osmar), Gil – Charles e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo
árbitro - Dulcídio Wanderley Boschilla
Fonte: Gazeta esportiva

Bahia 2 x 1 Internacional - Brasileirão 1988 (1ª partida da final)

Flamengo - campeão brasileiro de 1982


Foi com certeza uma das finais mais equilibradas de todos os tempos. Qualquer prognóstico sobre o resultado de Flamengo e Grêmio era um tiro no escuro, afinal, um havia ganho o Mundial Interclubes no ano anterior; o outro, preparava o esquadrão que faria o mesmo no ano seguinte. O Flamengo tinha nada menos que Júnior, Zico, Adílio e Nunes, mas o tricolor gaúcho não ficava atrás, com Leão, De León, Batista e Renato. No jogo de ida no Maracanã, um empate por 1 a 1, com o Grêmio jogando muito fechado. Na segunda partida, em Porto Alegre, novo empate, desta vez por 0 a 0. O título, assim, só seria decidido num terceiro jogo, novamente na casa gremista.

O fato de não poder decidir no Maracanã, contudo, não incomodou o técnico flamenguista, Paulo César Carpegiani. O treinador acreditava que, jogando no Rio e empurrado pela torcida, o time poderia subir desordenadamente ao ataque, deixando muito espaço para o perigoso contra-ataque adversário. Além disso, em qualquer lugar que fosse a decisão, a massa rubro-negra se faria presente, como de fato ocorreu: boa parte dos 60.000 lugares do estádio Olímpico foram tomados pelos flamenguistas, apoiados ainda por uma considerável parcela de torcedores do Inter.

Um dos destaques na decisão do título daquele ano foi o duelo particular entre o goleiro Leão, do Grêmio, e o atacante Nunes, do Flamengo. Eram provocações de parte a parte, uma verdadeira guerra de nervos, com Leão chegando a acertar o camisa nove rubro-negro com uma cotovelada, no início da terceira partida. O goleiro gremista parecia que não sabia com quem estava lidando, porque o troco não demoraria a vir, mas dentro das regras do jogo. Logo aos 10 minutos, lançado por Zico, o atacante fez o gol que daria o bicampeonato nacional ao time da Gávea.

Depois disso, o ataque gremista partiria impiedoso contra a meta do goleiro Raul, um dos maiores nomes do jogo. Aos 10 do segundo tempo, Raul faria duas defesas sensacionais, na mesma jogada. E aos 42, se anteciparia a um cruzamento perigosíssimo feito por Paulo Roberto. Não tinha mais jeito: o caneco daquele ano tinha mesmo a Gávea como destino.Final
FLAMENGO 1 x 1 GRÊMIO (1º jogo) data - 18 abril de 1982 estádio - Maracanã
Flamengo -
Raul – Leandro, Marinho, Figueiredo, Júnior – Andrade Adílio, Zico – Tita, Nunes e Lico (Chiquinho). Técnico: Paulo César Carpegiani
Grêmio -
Leão – Paulo Roberto, Vantuir (Newmar) De Léon, Paulo César – Batista, Paulo Isidoro, Bonamigo (China) – Tarcísio, Baltazar e Tonho. Técnico: Ênio Andrade. gol - Zico e Tonho. árbitro - José Roberto Wright

GRÊMIO 0 x 0 FLAMENGO
(2º jogo) data - 21 abril de 1982 estádio - Olímpico Grêmio- Leão – Paulo Roberto, Newmar, De Léon, Paulo César – Batista, Paulo Isidoro, Wílson Tadei (Odair) – Tarcísio, Baltazar (Paulinho) e Tonho. Técnico: Ênio Andrade. Flamengo- Raul – Leandro, Marinho, Figueiedo, Junior – Andrade, Adílio Zico – Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani
árbitro -
José Roberto Wright

GRÊMIO 0 x 1 FLAMENGO
(3º jogo) data - 25 abril de 1982 estádio - Olímpico
Grêmio
- Leão – Paulo Roberto, Newmar, De Léon, Paulo César – Batista, Paulo Isidoro, Wílson Tadei – Renato Gaúcho, Baltazar (Paulinho) e Tonho (Odair). Técnico: Ênio Andrade.
Flamengo-
Raul – Leandro (Antunes), Marinho, Figueiredo, Junior – Andrade, Adílio Zico – Tita, Nunes (Vítor) e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani
gol - Nunes
árbitro -
Oscar Scolfaro
Fonte: Gazeta esportiva

Grêmio 0 x 1 Flamengo - 3ª partida da final

Flamengo 1 X 1 Grêmio - 1ª partida da final

Flamengo x Grêmio de 1982 no Baú do Esporte