quinta-feira, 27 de março de 2008

Coritiba Campeão Brasileiro de 1985



Taça de Ouro - final Bangu 1x1 Coritiba Nos pênaltis Bangu 5x6 Coritiba. Estádio Maracanã Público pagante: 91.527 Renda: Cr$ 848.064.000,00 Árbitro: Romulado Arpi Filho. Cartões amarelos: Dida, Gomes e Rafael (CFC); Mário (Bangu). Gols: Índio (CFC); Lulinha (BNG). Bangu: Gilmar; Márcio, Jair, Oliveira e Baby; Israel, Lulinha (Gilson) e Mário; Marinho e João Cláudio (Pingo) Técnico: Moisés
Coritiba:
Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tóbi; Édson, Lela e Índio Técnico: Ênio Andrade

O primeiro Globo Esporte exibido

sábado, 15 de março de 2008

Zico e Maradona se enfrentam no Maracanã [1981]

Matéria do Globo Esporte, sobre o amistoso Flamengo x Boca Juniors, realizado em 1981, no Estádio Maracanã, embate entre Zico versus Maradona, com vitória do Mengo por 2 x 0.

Botafogo - Campeão Carioca 1989

Depois de uma fila de 21 anos sem títulos, o Botafogo foi merecidamente campeão carioca de 1989, invicto e ganhando de um timaço do Flamengo que tinha Jorginho, Aldair, Leonardo, Zinho e Bebeto - todos tetracampeões, mais Zico (sem palavras). O gol salvador do ponta Maurício marcado aos 12 /2, deu o título tão sonhado à torcida do Fogão.

Segue um texto do blog do técnico Valdir Espinosa, comandante daquele time:

"O Botafogo é reconhecidamente um clube de superstições e quem trabalha lá acaba se tornando, pelo menos um pouquinho, supersticioso também.

Durante todo o campeonato estadual do Rio de Janeiro de 1989, em todas as preleções realizadas antes dos jogos, o Luizinho, meio campo titular daquele time, comparecia vestindo uma camisa do Nápoli que ele havia ganho do Maradona. Foi assim do primeiro jogo até o penúltimo. Sim, o penúltimo, pois no dia do jogo final contra o Flamengo, antes de iniciar a palestra olhei para todos os jogadores e não encontrei a camisa azul do Napóli. Não falei nada, olhei para o Luizinho, olhei para o restante do grupo e novamente para o Luizinho. Sorrindo ele abriu a bolsa, pegou a camisa do Maradona e vestiu. Só aí comecei a preleção.

Essa é apenas uma das tantas superstições do Botafogo Campeão Carioca Invicto de 1989!"

Ficha Completa da Final
Dia 21 de junho de 1989.
Estádio Mário Filho (Maracanã)
Botafogo 1 x Flamengo 0.
Gol de Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo.
Juiz: Walter Senra.
Renda: NCz$ 302.592,00 (Trezentos e Dois Mil,Quinhentos e Noventa e Dois Cruzados Novos)
Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes).
BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vitor, Carlos Alberto e Luizinho. Mauricio, Paulinho Cricuima e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.
FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo. Ailton, Renato e Zico (Marquinhos). Alcindo (Sergio Araújo), Bebeto e Zinho.
Técnico: Telê Santana.