sábado, 15 de março de 2008

Botafogo - Campeão Carioca 1989

Depois de uma fila de 21 anos sem títulos, o Botafogo foi merecidamente campeão carioca de 1989, invicto e ganhando de um timaço do Flamengo que tinha Jorginho, Aldair, Leonardo, Zinho e Bebeto - todos tetracampeões, mais Zico (sem palavras). O gol salvador do ponta Maurício marcado aos 12 /2, deu o título tão sonhado à torcida do Fogão.

Segue um texto do blog do técnico Valdir Espinosa, comandante daquele time:

"O Botafogo é reconhecidamente um clube de superstições e quem trabalha lá acaba se tornando, pelo menos um pouquinho, supersticioso também.

Durante todo o campeonato estadual do Rio de Janeiro de 1989, em todas as preleções realizadas antes dos jogos, o Luizinho, meio campo titular daquele time, comparecia vestindo uma camisa do Nápoli que ele havia ganho do Maradona. Foi assim do primeiro jogo até o penúltimo. Sim, o penúltimo, pois no dia do jogo final contra o Flamengo, antes de iniciar a palestra olhei para todos os jogadores e não encontrei a camisa azul do Napóli. Não falei nada, olhei para o Luizinho, olhei para o restante do grupo e novamente para o Luizinho. Sorrindo ele abriu a bolsa, pegou a camisa do Maradona e vestiu. Só aí comecei a preleção.

Essa é apenas uma das tantas superstições do Botafogo Campeão Carioca Invicto de 1989!"

Ficha Completa da Final
Dia 21 de junho de 1989.
Estádio Mário Filho (Maracanã)
Botafogo 1 x Flamengo 0.
Gol de Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo.
Juiz: Walter Senra.
Renda: NCz$ 302.592,00 (Trezentos e Dois Mil,Quinhentos e Noventa e Dois Cruzados Novos)
Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes).
BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vitor, Carlos Alberto e Luizinho. Mauricio, Paulinho Cricuima e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.
FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo. Ailton, Renato e Zico (Marquinhos). Alcindo (Sergio Araújo), Bebeto e Zinho.
Técnico: Telê Santana.

11 comentários:

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Quinta-feira passada fui a um restaurante com temática de futebol que eu encontrei em Kekanto. Eles têm uma sala inteira dedicada ao Botafogo.

MárioKart disse...

Um jogaço!

PAULO FERNANDO disse...

Eu estava lá! Muita emoção e um timaço comandado pelo Espinosa que hoje nos deixou. RIP.

Unknown disse...

Verdade!!!

Unknown disse...

Sou flamengo e realmente o Botafogo tinha um time mt competitivo na época, apesar das estrelas do fla o gol na minha opinião foi irregular, devido o empurrão do Maurício no nosso lateral.
Não tinha var e juiz acabou validando o gol.

Unknown disse...

Sou flamengo e realmente o Botafogo tinha um time mt competitivo na época, apesar das estrelas do fla o gol na minha opinião foi irregular, devido o empurrão do Maurício no nosso lateral.
Não tinha var e juiz acabou validando o gol.

alemao disse...

Foda-se

Unknown disse...

Não sabe perder!!!!

Stene Nilton disse...

Eu sou Botafogo roxo... Irregular foi a final de 95 contra o Santos, irregular foram outros jogos, esse não! O Maurício não empurrou o Leo, se você olhar o lance com calma, repetidas veazes, vai chegar à mesma conclusão que eu, o Maurício "deu passagem", como você faz quando quer entrar num coletivo ou no trem, e simplesmente "encosta" na outra pessoa, tanto é que o Leo estava com os pés no chão quando o Maurício tocou nele, SÓ DEPOIS ele pula pra tentar cortar a bola. Eu não teria problema algum em admitir que foi "roubo", porque o clube que mais roubou no futebol brasileiro - quiçá mundial - foi o Flamengo... Estes dias o José Carlos Araújo declarou que nunca viu um clube ser tão roubado como o Botafogo (após a vitória contra o Inter), mas ele se esqueceu daquele Flamengo x Galo emque o clube mineiro teve 5 jogadores expulsos...

Luiz Guilherme disse...

O Botafogo foi extremamente prejudicado em 1989.
1) O jogo Botafogo 1x1 Flamengo, o árbitro encerra o jogo após trombada entre Aldair e o goleiro Ze Carlo. Paulinho Criciúma com a bola no pé, sem goleiro empurra para dentro após o apito final absurdo. Este gol daria o título ao Botafogo que venceria os dois turnos, sem precisar de uma final.
2) o jogo contra o Olaria na penúltima rodada é remarcado para uma segunda feira à tarde, dificultando a presença da torcida.
3) Na última rodada do segundo turno, a federação marcou o jogo do Botafogo x Bangú antes de Flamengo x Vasco para que o Vasco já jogasse eliminado, em caso de vitória ou empate do Botafogo. O Vasco mesmo eliminado, ganhou do Flamengo.