quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jair Rodrigues homenageia os jogadores de futebol


O cantor Jair Rodrigues interpreta uma canção que lembra o esforço e o sacrifício dos atletas que divertem os espectadores e sofrem grandes cobranças dentro e fora dos gramados, em clipe feito especialmente para o programa Fantástico de outubro de 1979. Gravado em Campinas no Estádio Brinco de Ouro da Princesa e suas dependências, com o time profssional do Guarani, então campeão brasileiro, onde pode-se avistar jogadores como o craque Zenon, Zé Carlos e o arqueiro Neneca, em suas rotinas antes e durante uma partida. O detalhe engraçado e curioso acontece quando Jair sentado na linha de fundo na durante a gravação, quase é atropelado pelos jogadores em uma jogada mais brusca.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

23 de dezembro de 1979


Imagens dos melhores momentos da partida que deu ao Internacional o seu último título de campeão brasileiro, uma relíquia pescada do site de vídeos global, narrado pelo eterno e infalível Léo Batista, já de cabelo de branco no longínquo 23 de dezembro de 1979. Lá estão o balão de Mário Sérgio, atual técnico, para a jogada do primeiro gol de Jair e o seu preciso lançamento para Claudio Mineiro que cruzou para o oportunismo de Falcão, que quase fez um golaço de letra, o frango bizarro de Benitez no chute do vascaíno Wilsinho, uma falta cobrada por Valdomiro que acertou a trave do goleiro Leão, Chico Spina perdendo um gol incrível e o centroavante Bira roubando a bola do juiz no final de uma partida que exclusivamente formalizou e corou o título indiscutível de tri-campeão brasileiro invicto do Internacional naquela temporada, para a grande festa da torcida colorada que lotou o Beira-Rio naquela ensolarada tarde de verão.
Mário Sérgio briga pela bola no meio-campo.

Falcão comemora o seu gol que selou a vitória.

Internacional 2 x 1 Vasco da Gama

Data: 23 dezembro de 1979
Local: Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
Árbitro: José Favilli Neto
Gols: Jair, aos 40 minutos do 1° tempo; Falcão, aos 12 minutos do 2° tempo; e Wilsinho aos 39
Internacional: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade
Vasco: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho, Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá), Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pôsteres raros

Dois pôsteres raros de times campeões da dupla Gre-Nal que foram publicados na contracapa da Revista do Globo, periódico editado em Porto Alegre durante os anos de 1939 a 1967. A foto do Internacional com os jogadores e comissão técnica perfilados em um provável campo de treino na era dos Eucaliptos e o Grêmio no Olímpico em um tempo onde se podiam ver as casas atrás do estádio.

Internacional Tetra-Campeão gaúcho em 1953.

Grêmio Penta campeão gaúcho em 1966.